Especiais

Entrevistas

Estilo Nerd

Filmes

Games

HQ

Livros

Series

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ideologia Nerd: O que nos levou a se interessar tanto por essa cultura ?


Os tempos mudam...e as pessoas mudam junto com ele! Os Nerds que foram retratados como os que só pensavam em estudar, não costumavam se socializar com grupos diferentes e gostavam muito de tecnologia, e sofriam um certo preconceito de outros grupos, hoje já não sofrem mais. Mas por que hoje as pessoas começaram a se interessar pelo mundo Nerd ?  
Vemos em filmes mais antigos e alguns mais recentes, o nerd sendo retratado por uma pessoa que usa óculos, usa uma camiseta de botões, que estuda muito, sofre preconceito dos “valentões” da escola e que tem grande dificuldade de se socializar com pessoas, principalmente do sexo oposto. Hoje a situação é muito diferente, não existe mais esse modelo nerd de se vestir, de ser, muitas pessoas podem ser consideradas nerds e serem completamente diferentes do modelo que imaginamos, do esteriótipo.
As pessoas começaram a se interessar muito pela cultura nerd, e um dos grandes fatores que trouxe essa popularização da cultura foram os filmes. Um filme que marcou a cultura nerd no cinema foi o Homem de Ferro, lançado em 2008. Até então, filmes sobre super heróis já tinham sido feitos, como Homem Aranha, Justiceiro, Demolidor, X-Men, filmes ótimos, que também tiveram grande parte na popularização da cultura nerd hoje. O filme foi o início da primeira geração de filmes do estúdio Marvel, e com o sucesso foram feitos filmes de outros heróis, como Capitão América, Thor, e um que trazia todos esses heróis juntos para combater uma só ameaça (se um herói é bom, ver 6 em ação é melhor ainda).
Depois do sucesso dos filmes, os grupos que não tinham muito contato com o mundo das HQs, procuraram correr atrás de histórias dos heróis que eles mais gostaram, para saber sua origem, saber mais histórias que não foram contadas nos filmes, e histórias que possivelmente podem ser contadas nos próximos filmes do herói.
Um outro fator para a popularização da cultura nerd foi a indústria de jogos, que tem crescido bastante nos dias de hoje, pois as pessoas se interessam mais e mais em jogos de diferentes estilos, como aventura, esporte, FPS, MOBA, entre outros. Hoje a indústria de jogos lota estádios de futebol por uma final de campeonato, como o último campeonato brasileiro de League of Legends, que teve sua final no Allianz Park, e atraiu gente de diversas idades e culturas.  
Séries que falam sobre temas nerds, hoje são mundialmente assistidas, um exemplo é o Game of Thrones, uma série sobre famílias que estão disputando o trono do Rei, para governar todos os reinos. A série fez com que muitas pessoas de diversas culturas se aprofundassem nesse mundo que os nerds adoram, que fala de reis, rainhas, batalhas medievais, dragões, etc.
Com a facilidade de acesso que as pessoas tem aos jogos, HQs, filmes e produtos, o interesse dos jovens e adolescentes começou a ser maior, e assim, se identificando com o movimento nerd e se auto denominando integrante do grupo, mesmo não tendo um amplo conhecimento sobre a cultura, movimento ou ideologia. Mas, podendo se identificar com um personagem dessa cultura, e então começar se aprofundar no mundo em que ele vive, e nas histórias, filmes e artigos referentes a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By ABC dos Nerds