Especiais

Entrevistas

Estilo Nerd

Filmes

Games

HQ

Livros

Series

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Influencia da cultura nerd no cinema



O mundo mudou, vivemos hoje o dia que ser considerado “Nerd” e gostar de coisas relacionadas ao assunto é ganhar um bom status, e já é considerado normal! HQ’s, filmes, livros, e muito mais, graças à multimidialidade, cada vez mais os Nerds têm o seu espaço, pois  como mais pessoas estão gostando e se interessado pelo assunto e, assim, mais a indústria midiática irá aumentar a produção, e todos saem ganhando, como vimos no post anterior, da influência da cultura Nerd na mídia.

O cinema, os filmes considerados Nerds, é a mídia mais notável de como hoje em dia a sociedade é influenciada pela cultura nerd, e disso não há dúvidas, caso contrário, não gastariam milhões com os filmes do gênero não é mesmo? E a indústria do cinema investe cada vez mais, pois vê que atinge todos os públicos, e quais dão bons retornos, como filmes de super-heróis, da Marvel e DC,leituras que eram consideradas apenas coisas de Nerds na época dos HQ’s. Mas os filmes demoraram um pouco para dar certo, como em 1966, foi lançado o primeiro filme do Batman, voltado mais para um público infantil, e como na época não tinham muitos recursos tecnológicos, deixou a desejar, tanto é que o segundo filme do Batman só foi lançado 23 anos depois do primeiro, que, aí sim, foi um grande sucesso com a direção de Tim Burton.

A evolução tecnológica dentro do cinema foi possível realizar grandes filmes, para Nerd nenhum botar defeito! O que antigamente era possível nos quadrinhos demorou para poder se tornar ação nas telas do cinema, afinal, os heróis desafiam o impossível e o filme ficaria um pobre de efeitos especiais, o que atrairia tantas pessoas. E ainda hoje há quem compare os filmes com os quadrinhos, e ainda prefere os HQ’s. O que não se pode discutir é que os filmes Nerds de hoje são para todos, e isso mudou até a imagem do Nerd, já que são muito associados a super-heróis, e o estereótipo de só eles gostam desse gênero de filme está se apagando.

O cinema faz a imaginação viajar, e atraí toda a população, independente do estilo de vida e da idade. “Os Vingadores” é um bom exemplo disso, com orçamento milionário, a indústria cinematográfica aposta cada vez mais produção de filmes de heróis, pois sabem que atingem a cultura de massa, e não só o público Nerd, como antigamente. Por exemplo, outro dia minha mãe me perguntou quando sairia o próximo filme do Ironman, e não acho que minha mãe seja nenhuma Nerd! O retorno é cada vez mais lucrativo com seus filmes atingindo a todos os públicos.

E de algum tempo para cá, a indústria também começou a se interessar em contar a história de vida de grandes Nerds, como os filmes “A Rede Social” que conta a história de Mark Zuckerberg e de como ele criou o Facebook; de “Jobs”, que conta a historia de Steve Jobs e sua atuação no mundo da computação e da Apple. Esses filmes serviram para contar a história de vida, dificuldades, sucessos na carreira, e de como superaram problemas e se deram bem na vida. Ao mostrar para a população o lado “humano” de um Nerd famoso, evita preconceitos com os nerds em geral. Tornaram amplamente conhecida a história de vida de cada um, que poucos conheciam antes, e hoje as pessoas se inspiram na trajetória de sucesso desses Nerds! Sem contar que os filmes trouxeram ótimos retornos para a produtora.

Podemos ver também o Star Wars 7, que lançaram dia 17 de dezembro no Brasil, nem precisamos falar quão é importante e influente na cultura Nerd. O primeiro filme é de 1977. O sétimo é considerado o filme mais aguardado dos últimos 10 anos, e já bateu recordes com maior venda em pré-estreia, e está prevista para ser a maior arrecadação no final de semana da primeira exibição, com estimativa de dois bilhões em todo o mundo! O trailer de dois minutos foi transmitido na ESPN, o canal esportivo, no intervalo de um jogo de futebol americano que, segundo o Twitter, atraiu mais de 17 mil tuite por minuto, e com o trailer postado na internet, o vídeo já tinha mais de 8 milhões de visualizações em apenas 10 horas.  

Hoje em dia, ser considerado Nerd é sim uma coisa boa, e podemos dizer que o cinema foi um grande aliado para isso, como um grande influenciador não só da cultura Nerd, mas com a cultura de massa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By ABC dos Nerds